
Artigos

- Boa leitura !
Salvos pela Graça
Porque pela graça sois salvos [...].
Ef. 2:8
Ponto de interrogação:
Um “pré-texto” para pretexto?
Via de Fato:
Indubitavelmente a salvação não se submete a méritos!
Ef. 2:5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, [...]
Ef. 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
Porém...
A atual proposta do “evangelho” é fazer crer que o texto em apreço institui um conceito que se estabelece em detrimento ou demérito do contexto Bíblico.
UM EXEMPLO ALEGÓRICO:
Um testamento prescreve como herança um sítio inativo.
O doador, adrede, adquiriu o sítio na intenção de deixar um legado para alguém que não dispusesse de nenhum mérito.
Alguém nascido em circunstancias de extrema miséria e abandono, trazendo como estigma existencial, um fim inglório, uma sepultura para indigente, e o esquecimento absoluto.
A herança, logicamente não “custa nada” para o herdeiro que, de qualquer modo, não teria como pagar.
Então, porque não “custou nada” para o herdeiro, este não precisa cultivar a terra, podar o pomar, reformar os viveiros, etc... etc... etc... e nem mesmo pagar os impostos?
Relativo a este exemplo, a pergunta é...
Em quanto tempo o herdeiro perderá o que herdou?
FATO FATÍDICO:
O tal “evangelho atual” propõe que a “herança” conquistada pela morte do unigênito de Deus em uma cruz, sentença essa designada a criminosos da pior espécie, mas a qual o Cristo de Deus submeteu-se porque [“amou o mundo” Jo 3:16], não “careça” de atenção especial ou cuidados relativos. Não há “impostos”.
EVANGELHO PARA O EGO:
Com expressiva frequência se ouve “cristãos” dizerem... Na minha igreja não há “LEI”!
Atos de amor, estima e respeito para com o doador da herança, não merecida, são confundidos com “LEI”.
Manutenção de “SÍTIO” é confundida com “LEI”.
A “mensagem” atual assemelha-se a uma fita colorida com exuberância, confeccionada a partir de fibras de alta resistência, atada em um belo lacinho, porém apertada e fixada ao ponto de estrangular a consciência e ofuscar totalmente a visão.
Logo...
Textos como...
-
1 Co. 15:2 por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão.
-
2 Ts 2:15 Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
Ou então...
-
Lc. 9:23 [...] Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
-
Mt. 10:38 E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim.
Ou também...
-
Mt. 7:14 E porque estreita [é] a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
...e tantos outros textos que necessariamente sofrem distorções e adaptações para não denotar aspecto de “legalidade” – (LEI)
É comum ver “irmãozinhos”, ancorados por teses de lideres espirituais ou por algumas formas de “pregação”, atribuírem condição de “cruz” a pessoas, com frases do tipo... Meu esposo bêbado é uma cruz... Minha sogra intrometida é uma cruz... Meu filho nas drogas é uma cruz, quando o que o texto depreende é a abnegação, ou autonegação, ou a negação das próprias vontades, o que é chamado na bíblia de concupiscência, e qualquer que não “crucificar” a sua concupiscência diariamente não é digno de Cristo.
No entanto, a legítima “leitura” do texto parece inferir imposição de “LEI”, razão para não se fazer exposição do seu verdadeiro teor.
E o que dizer do modo como se frequenta locais de cultos, onde a irreverência e a falta de decoro, o despudor e a total ausência de pundonor e santidade, são insígnias requeridas em nome da informalidade em uma proposta de assemelhar-se ao que disse o Ap. Paulo... (1 Co. 9:22 [...]Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns), novamente para tanto, desfigurando o texto e profanando a sua santidade.
Na realidade, a verdadeira disposição (Concupiscência) é buscar a aprovação do mundo, (Tg. 4:4) querendo trazer mundanos irreconciliáveis (Rm 1:31 / 2Tm 3:3) para o contexto da igreja, sem adverti-los veementemente que estão caminhando a passos largos para a condenação eterna, (Rm. 13:2) o fogo que nunca se apaga (Mc. 9:43 a 48) e para tanto vão “arrancando” a porta estreita (Mt. 7:14ª), e “patrolando” o caminho apertado (Mt. 7:14b), patrocinando a vontade de todos, tanto os de “dentro” quanto os de fora, unindo assim o “útil ao agradável”. *** Tg. 1:14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado {ou seduzido} pela sua própria concupiscência.
A PROPOSTA DO ARTIGO:
Não pretende fazer apologia a LEI, mas conscientizar que... Gl. 5:18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei, *** porém... 1 Pe. 2:16 como livres e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.
Rm. 8: [...]somos, [...] herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com [ele] padecemos, para que também com [ele] sejamos glorificados.
A busca pela aprovação do mundo tem levado “herdeiros” a menosprezar a “herança”.
1 Co. 6:9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?
Tg. 2:26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
by: Oceano Ramos Corrêa Junior
Presidente da IEBSH