top of page

Artigos

quem condena quem.jpg

 - Boa leitura !

Quem Condena quem ?
*A ignorância da lei não exonera o infrator.

(???)   Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou

dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Rm. 8:34   


INTRODUÇÃO:

    É-nos inerente à natureza, a busca por relacionamento com o Criador, bem como sensível interesse sobre céu e inferno e, especificamente, lugar do próprio destino eterno. 

    Até o ateu “mais convicto”, em momentos de desespero ou antevendo a morte, costuma sobrepujar suas teses de ateísmo e clamar ao Deus no qual “não acredita”. 

   Para qualquer ateu de plantão é bom que se diga..., de fato, Deus não existe nos termos de conceitos humanos, quando da origem etimológica, do latim [exsisto/existere], o termo pode ser traduzido como “aparecer” ou “nascer”, condição não aplicável ao Ser Supremo.

   Porquanto Deus é preexistente e diz de si mesmo..., Êx. 3:14  [...] EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

    Is. 43:13  Ainda antes que [houvesse] dia, EU [SOU]; [...]

    Deus, na segunda pessoa -  Jo. 8:58  [...] [...] antes que Abraão existisse, EU SOU.

[Deus não deixa de SER, só por não caber na insignificância do pensamento humano].

    Mas, fundamentalmente, o objetivo deste Artigo é percorrer a linha do tema..., “Quem condena Quem?”. E para dar complexidade ao argumento, usaremos como ponto de partida o texto aos Rm. 8:34 onde Paulo incita discrepância quando diz que se Cristo morreu, ressuscitou e assentado a destra de Deus intercede por nós, quem poderá condenar a quem?

    A partir dos movimentos libertistas em voga, a despeito do predisposto na [constituição federal brasileira, Artigo 5º, Inciso VI/VIII que assegura liberdade de consciência e de crença, bem como convicção filosófica ou política], os mentores dos tais movimentos se impõem contra tudo e contra todos, requerendo respeito em desrespeito aos direitos constitucionais, quando então , insurgem-se contra á família tradicional e a religião, taxando-os de homofóbicos, inclusive desintegrando os reais atributos do termo.

     É quando, na tentativa da desestabilização generalizada, criam-se argumentos para autodefesa (dos que propõem a instabilidade) onde se pretende incriminar, pais e lideres religiosos que repudiem estes movimentos. 

    Daí, vez por outra lideres religiosos são “encostados na parede” com perguntas do tipo..., “eles” não vão para o céu? Ou então..., “eles” vão para o inferno? O que, sem sombra de dúvida objetiva inferir preconceito, da hipótese (patética) que um líder religioso ou até mesmo qualquer pai de família estivesse revestido de autoridade suficiente para designar destino eterno a quem quer que seja.

    E, para incrementar a complexidade da proposta do artigo, aparece Paulo sugerindo que “ninguém os condenará”. 

    Na realidade, não há discrepância quando da leitura completa de texto e contexto, inclusive da correlação Bíblica, e tampouco Paulo estaria dizendo que pecados, de qualquer natureza (“pecadinho” ou “pecadão”), não submetam à condenação. 
    
    Logo, se faz necessário separar os elementos. Quem será, ou não, condenado, o que dá forma á proposta do tema deste artigo.
    
    Quem é revestido de poder bastante para condenar alguém, e quem é esse alguém passivo de condenação?

 

Parâmetro Bíblico    

    A função e autoridade do líder religioso restringe-se á busca do conhecimento, o mais acuradamente possível do “manual do fabricante”, a Bíblia, quando então o teor desta deve ser exposto de modo enfático e elucidativo para que gere o efeito requerido, e nada mais.

Porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a lei, 
porque ele [é] o anjo do SENHOR dos Exércitos.

Malaquias 2:7

     Da não observação do texto acima por parte do “sacerdote” todas as consequências lhe serão imputadas, porém, não há qualquer argumento de atribuição de direito condenatório sobre quem quer que seja. 

  • Aqui começa e aqui termina a função e autoridade “sacerdotal”.

     Logo, é de incumbência exclusiva do Criador estabelecer destino eterno às criaturas, sendo que Ele mesmo é responsável pela constituição do manual de existência, para o bem viver saudável, este que se apresenta como estatuto perpétuo, inalterável, autossuficiente como regimento de diretrizes, e de cujo teor se depreende também o próprio “código penal”.

    Fica explicito que demérito ao manual trará como consequência as penalidades nele contidas, independente de a ignorância ser por vontade, ou por displicência.

    * Reiterando que a ignorância da lei não exonera o infrator. 

CONCLUSÃO

    O resultado da observância, ou não, da Lei do Senhor será refletida no efeito. 

Pv. 12:2  O homem de bem alcançará o favor do Senhor, mas ao homem de perversas imaginações ELE condenará.

Condenação eterna

    O inferno cuja existência não está sujeita a fé de ninguém e, está preparado, de antemão, para o Diabo e seus anjos e..., todos os que se esquecem de Deus. (Os da esquerda)

  • Mt. 25:41  Então, dirá também [aos que estiverem] à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

 

  • Sl. 9:17  Os ímpios serão lançados no inferno [e] todas as gentes que se esquecem de Deus.

A vida eterna 

    Está subordinada à fé e diz respeito aos justos que não se esquecem de Deus. 


Mt. 25:46  [...] mas os justos para a vida eterna.

Qualquer pecado praticado sem arrependimento tem como resultado a condenação!

1 Co. 6:10  Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

O Pecador Arrependido alcança misericórdia.

Mt. 4:17  [...] Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mc. 1:15  [...]o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho.
At. 2:38  [...] Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus [...]
At. 3:19  Arrependei-vos, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, [...]

       
 

by: Oceano Ramos Corrêa Junior

Pastor Presidente da IEBSH     
 

     

SOBRE NÓS

BETH SHALOM- do hebraico, Casa de Paz !

Uma igreja, uma familia dedicada a levar a palavra de DEUS  sem se desviar nem para direita nem para esquerda! Uma CASA onde você encontra a PAZ de CRISTO sobre sua vida!

LOCALIZAÇÃO

(47) 9.8442-5343

 

Rua Araquari , nº 57 - Municipios

Bal.Camboriu/SC - CEP 88337-480

proceanorcjr@hotmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
IEBSH Igreja Beth Shalom

IGREJA EVANGELICA BETH SHALOM

Todos os direitos reservados

bottom of page