
Artigos

- Boa leitura !
Pode ou não Pode
*Alegoria
Desabafo de um proprietário de apartamento em um condomínio de alto padrão.
No prédio onde resido cobram-me um condomínio bem “salgado” sob o pretexto dos custos de manutenção, e meus argumentos de defesa não são sólidos.
Das reuniões de condôminos para prestação de contas e propostas de melhorias, eu continuo pagando. E, quando do não pagamento, fico sujeito à cobrança judicial e todas as prerrogativas.
Mas, para todos os efeitos, a manutenção é executada e há ótima funcionalidade. Tudo de bom. Portaria, pinturas, iluminação, área de recreação, piscina aquecida, cozinha bem montada, salão de festas e outros.
O que me intriga?
Por qual razão somente pessoas habilitadas tem acesso à casa de maquinas? Lá onde está instalado o painel central de distribuição, gerador de energia de emergência e outros equipamentos, o que, visto através da porta de vidro, passa a sensação de ser um ambiente muito interessante, cheio de botões coloridos e muitas luzinhas que chamam a atenção.
Entrar na casa de maquinas não pode, mas..., pagar o condomínio..., ???
Há quem diga que é porque eu não sou habilitado, mas que sim, tenho direito de fazer um curso preparatório e me habilitar para tal. Enquanto isso, mesmo que todos os benefícios oriundos daquela sala sejam extensivos a mim, não devo entrar nela sob o risco de, por inabilidade, tocar equivocadamente em alguma coisa que possa provocar desequilíbrio funcional ou até mesmo alguma pane grave que prejudique as demais pessoas e, pior ainda, ser eletrocutado e causar minha própria morte.
Fato
Desde que não seja por mera curiosidade ou por pretensão “ecumênica”, é de suma importância ter-se desejo e necessidade de se entrar na “Casa de Maquinas” considerando que, quanto mais se entender daquilo que gera tantas benesses, da capacitação haverá maior presteza em qualquer eventualidade.
Ser habilitado não significa apenas portar credencial, mas especificamente possuir conhecimento de causa, para não se expor a risco de morte ou submeter os demais a situações desnecessárias.
Importa ainda que o “síndico” tenha tal visão, tornando o fato conhecido de todos e ao mesmo tempo, promovendo e oferecendo o devido treinamento para o desenvolvimento da habilitação.
Razão da Proposta
Toda IDEOLOGIA em evidência, (do conceito [Deformador da Realidade]), por mais discreta ou dissimulada que pretenda ser, impetrada sob o pretexto de evolução e de melhor comunicação, traz por principio especifico, a fragilização e desconstrução das estruturas sociais, em todas as suas vertentes, para viabilidade de dominação.
Historicamente, IDEOLOGIA, é produto de mentes afetadas por traumas existências, cuja causa de infortúnio se atribuiu a Deus, de quem se passou negar a existência, sem para isso negar Satanás, antes se lhe submetendo em subserviência, inclusive por pactos, e então o conceito é instilado em outras mentes, fracas, desprovida de senso crítico, sugestionável, e, portanto, hospedeiro predisposto para o desafeto do “IDEÓLOGO” que, por artimanhas conquista alto poder de persuasão.
Destarte, IDEOLOGIA, tal qual um agente patógeno da mais alta virulência, imiscui-se em organismos acéfalos, (“anda pela cabeça de outros”) fazendo crer que rede de esgoto é área de lazer ou, que fossa séptica é playground, e vice-versa, gerando exatamente o efeito de expectativa pré-estabelecida.
Analogia preponderante:
As evidencias indicam que a sociedade, “quase” integral, espontaneamente “jazendo” em um leito de displicência, como um paciente em um hospital, mas adverso à cura, se permite inocular de “agentes patógenos da mais alta virulência”, quer por doutrinação escolar ou via todas as mídias, o que, inevitavelmente, pelo gotejar paulatino, porem inexorável do veneno aos olhos e ouvidos, atrofia o discernimento, fazendo com que IDEOLOGIAS sejam assimiladas e concebidas como verdades irrefutáveis, enquanto uma falsa consciência gera a inversão ou a camuflagem da realidade, para os ideais ou interesses da classe dominante.
Até aqui, apenas a observação dos fatos, sem nenhuma novidade.
Acontece, no entanto, que a mesma “patologia/virulência”, migrou como metástase para o cerne da vertente mais sensível da sociedade, o sistema religioso, e se disseminou em suas ramificações, em contraposição do que se requer em Mt. 5:13 e 14 (Sal e Luz para coibir a degeneração e dissipar a as trevas).
Aquilo que deveria influenciar para o bem, ** At. 26:18 para lhes abrires os olhos e das trevas [os] converteres à luz e [do] poder de Satanás a Deus, [...] ** vem sendo, dissimuladamente, fragilizado no alicerce, por teses de desconstrução dos bons costumes, pela oratória dos intelectuais do evangelho pós-moderno, cujas mentes saem da “fôrma” infectadas de “IDEOLOGIAS TRANSGÊNICAS”, os quais atraem a si multidões açoradas por inovações (Padrão Secular) que, em “nome de Deus” para amenizar a consciência, satisfaçam as vontades sem produzir constrangimento.
O prefácio da proposta dissimula as propriedades do seu teor quando diz que tudo é válido na evangelização, desde que as multidões sejam atraídas para “Cristo”.
Triste Realidade.
Em nosso município de orla marítima, é muito comum deparar-se com veículos estacionados às margens de uma afamada rodovia que serpenteia por uma montanha, com seus ocupantes portando binóculos para “apreciar a paisagem” de sopé, onde se abriga por entre as reentrâncias do lugar, uma praia de nudismo para a qual concorrem naturistas do país e do mundo.
Certo irmãozinho, obviamente com distúrbio mental, membro de uma instituição conservadora e tradicional (sem culpa), “des” trajado a rigor para os parâmetros do ambiente afim de não causar constrangimento, conseguiu burlar a segurança de aceso e adentrou o local “vestindo” apenas um par de havaianas e uma sacola de pano contendo folhetos para evangelizar aquelas pobres almas, sedentas por salvação, carente de que alguém lhes proclame as boas novas do evangelho.
Na concepção de certo líder de uma instituição religiosa em nossa nação, de alto conceito para seus adeptos e Formador de Opinião renomado, errado são aqueles a quem taxa de hipócritas, fariseus enfurnados entre quatro paredes de templos, enquanto aquele irmãozinho expõe literalmente sua pele, quase transparente, ao ardor do sol no ápice do verão num final de tarde de domingo, “correndo risco” de incrementar a atividade de vitamina “D” e sistema imunológico, no nobre propósito de compartilhar a palavra.
* Inversão de Valores
A partir das teorias ideológicas, já não há verdades absolutas. Tudo é subjetivo. Cada qual com “sua Verdade”, e os direitos de quem detêm verdades conservadoras deixa de existir a ponto de, até a mera expressão facial de insatisfação, (por parte do conservador), poder ser entendida como “não sei o que – Fobia”, e logo caracterizar crime, porquanto a “verdade” do infectado por “IDEOLOGIA” é imposta na forma da lei, a despeito de qualquer outro pensamento.
Jesus prescreveu como Principio das Dores – Previsão do Arrebatamento
Mt. 24:12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Iniquidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade e etc. ** A iniquidade transgride às leis e normas morais e éticas sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulos, e está, normalmente, relacionada com o cinismo e a falta de caráter.
Segundo a bíblia, o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências ou tendo vergonha de cometê-los.
REDUNDÂNCIA: Desrespeito ao direito alheio.
O grande e perturbador agravante do exposto, está no fato de que, mesmo havendo sido predito (avisado) pelos antigos profetas, por Jesus e pelos Apóstolos, muitos Lideres “Cristãos”, corruptos por principio (Tito 1:11 [...]ensinando o que não convém, por torpe ganância.), se permitem infectar pelo devastador agente da iniquidade, [Conceitos Ideológicos], e, na qualidade de Formadores de Opinião, inoculam, disseminam e infectam com os mesmos “patógenos” todas as mentes já enfraquecidas pelo pecado “Convencional/Original” (Rm. 3:23 – 5:12), que, por consequência de males e dissabores decorrente, tal qual gado designado ao matador, na busca de lenitivo caem-lhes na lábia.
São estes os mesmos de quem o Apostolo Paulo fez menção..., (2 Co. 11:13 Porque tais falsos apóstolos [são] obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo), - os quais distorcem textos [Sagrados] para pressuposto de “fundamentos”, estabelecendo cultos sincréticos e bizarros aonde impere o “mover do espirito” em demérito da palavra escrita, a qual, quando lida, é manipulada à arte do ministro, passando a ideia que a “mensagem” seria Bíblica.
** Inversão de Valores
Sincretismo no culto (Mistura de formatos) é estabelecido como ferramenta de crescimento. Retrocedemos aos dias de Lutero quando, semelhantemente se tolhe a intimidade e o conhecimento Bíblico, genuíno, a fim de viabilizar a manipulação.
Daí, histeria e pessoas caindo por efeito de sugestionamento ou até por cusparadas e empurrões, sancionados por textos adaptados, significa “mover do espirito” e merece, de maneira inconsequente, divulgação sob o lema..., (DA ADAPTAÇÃO DE TEXTOS) “1 Co. 2:4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder”, ** “1 Co. 4:20 Porque o Reino de Deus não [consiste] em palavras, mas em virtude.” - em aberto desprestigio de textos explícitos, como...,
Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência,
para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
1 Co. 14:19
Para este modelo institucional, quanto mais desconstruído e fragmentado forem os alicerces, melhor será o resultado nos números de freqüência e financeiro, o que parece ser na verdade, a razão da “chamada”.
Então, tudo o que foi construído no decurso de séculos de historia da igreja, em uns poucos anos é golpeado até a desconstrução absoluta, seja ética, moral ou da ordem que for, sob o pretexto do crescimento da igreja, para o que, juntamente são ministrados Seminários, Simpósios e Workshop cujos inspiradores temas trazem asserções do tipo, “Igreja [vidas – mulheres – homens etc...] com Propósito”, como se a igreja [de fato Apostólica] não tivesse propósitos, sugerindo a necessidade da reinserção do apostolado para implementação do tal “propósito”, e, que ninguém se oponha porquanto, declarado está que, nenhuma verdade é absoluta, também em âmbito religioso, onde apenas a “verdade” adaptada seria “verdade” e como tal podendo ser veementemente defendida por seus mentores ou propositores.
Visão Panorâmica Nacional
Da analise do atual cenário nacional, fica evidente o efeito das “IDEOLOGIAS”.
Enquanto o sistema de ensino, em todos os seus segmentos é depredado, tanto na estrutura física quanto no conceito, e o corpo docente é exposto às sandices dos “doutrinados” da desconstrução da família tradicional e do estado, o tesouro nacional é arrombado e dilapidado, o empobrecimento da população é pragmatizado e o crime é cultuado, somados a apologia à invasão da propriedade alheia, as drogas, a prostituição, ao aborto e a pedofilia.
Obscenidade explicita a titulo de cultura ou de manifestação reivindicativa, e desmandos em todos os setores da sociedade dão o tom da nova realidade, a tão proclamada “Nova Era”.
Certeza absoluta
Não há chance de se errar ao dizer que “parte” da igreja contemporânea carrega expressiva culpa por tão calamitoso panorama.
[...] se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta,
senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.
Mt. 5:13
A igreja, representada na pessoa de seus “anjos”.
Ml. 2:7 Porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a lei, porque ele [é] o anjo do Senhor dos Exércitos. ** :8 Mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei: corrompestes o concerto de Levi, diz o Senhor dos Exércitos.
Desde a inserção de ideias inovadoras de crescimento, quando Tradição (2Ts. 2:15) e “Bons Costumes” (1Co. 15:33) passaram a sofrer “sanções”, a liturgia foi extinta ou adaptada para atrair pessoas carnais, irreconciliáveis (Rm. 1:31 – 2Tm. 3:3), para quem se faz necessária manutenção permanente do show não obstante sua bizarrice, e a indumentária tornou-se párea ao padrão externo. O “sal” se degenerou.
De maneira “muito amorosa” (perfil de “chapado”) é dito que, apesar das boas intenções por parte dos primeiros cristãos no Brasil, houve equivoco de interpretação na abordagem doutrinária, já que [eles] confundiam Doutrinas com Usos e Costumes.
[Eles] não sabiam que Usos e Costumes estão relacionados às diferentes culturas, (porquanto, “crédulos”, acreditavam que..., ** 2 Co. 5;20 [...] somos embaixadores da parte de Cristo, [...] **cuja “cultura” não é desse mundo). (Jo.18:36)
[Eles] não sabiam que o Deus de Moisés, que em caráter literal, disse... , ** (Êx. 33:5 [...] Dize aos filhos de Israel: Povo obstinado [és;] se um momento eu subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira de ti os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer), ** seria o mesmo de (Ez. 16:10 a 13) onde então, talvez, “receoso que seu povo se desviasse”, retira o que havia dito e reintroduz os atavios.
Pretende-se estabelecer que uma alegoria para um povo obstinado que entende apenas a própria linguagem tivesse o mesmo sentido literal, e que o texto de Is. 3:16 a 24 e outros do Novo Testamento (1Tm. 2;9 – 1Pe. 3;3), não passam de mero descontentamento de “Javé” pela inversão das prioridades.
Ps. O que será que o Senhor queria dizer com...
Ml. 2:3 (e Contexto) Eis que [...] atirarei excremento ao vosso rosto, [...]?
O AT só tem validade quando é favorável?
Logo, apesar do modo de interpretar dos pioneiros haver sido eficiente o bastante para transformar milhares de vidas em novas criaturas nos dias passados, agora perdeu a eficiência e, pior, causa constrangimento e afasta a muitos da igreja.
Virou Modinha
Os ofendidos que, constrangidos pelos pioneiros, sentindo-se escorraçados pela tradição da igreja, saem, mergulham e chafurdam na lama, alteram seus corpos tanto quanto possível com alargadores de orelha, piercing e tatuagens, e... de repente..., remodelados retornam para a igreja, cheios de razão, sendo, por conta de “lindos testemunhos de [reconversão]”, imediatamente inseridos no “ministério” como pastores e [pastoras (?)] e até “apóstolos”, já que trazem novos fundamentos e, como porta-vozes das novas “verdades” dão lição de moral nos pioneiros, e então agora, estes são os “Ícones Gospel” e modelos aclamados para jovens da pós-modernidade.
Importa apenas os relatórios com números em crescimento, quando todos os que “vem a Cristo” são batizados sem discernimento em uma grande festa, e já, “acesso a Casa de Máquinas” não possui restrição, independente de “habilitação” gerando assim um rebanho deformado (pela ausência da fôrma (Rm 12;2)), suscetível à IDEOLOGIA GOSPEL onde ovelha por critério particular pode ser antílope.
Conclusão
Alguns teólogos, adeptos das diferentes linhas de reformas protestantes sugerem e conclamam uma nova reforma. ** Mais uma?
A Bíblia conclama...,
Jr. 6:16 RA Assim diz o Senhor: [...] perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas: [...]
(Titulo do contexto – As iniquidades de Jerusalém são a causa de sua queda)
Ap. 2:5 Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Considerações do Autor
Uma espécie em faze de extinção.
Oriundo de um tempo, já obsoleto, em que os filhos, meninos ou meninas definidos pelo sexo de nascimento, honravam os pais chamando-lhes de senhor (a) e pediam a benção. A família assentava-se à mesa, e juntos davam graças a Deus pela refeição, onde todos tinham de estar vestido, em um momento especial quando sempre havia algo para compartilhar, olhando nos olhos, uns dos outros. Chapéus ou bonés eram objetos de proteção contra o sol, portanto, retirados para se entrar em casa, e, na igreja, à época chamada de “Casa do Senhor” era inimaginável tamanho desrespeito, inclusive em qualquer horário, mesmo fora do expediente de cultos.
O termo “Bullyng” não existia e atos ofensivos eram repudiados na força da verdade que estabelece que respeito deva ser conquistado e reciproco, quando meninos, masculinos defendiam esta condição e, como cavalheiros de berço defendiam as meninas porque elas eram femininas.
Anciãos eram reverenciados e professor era indiscutivelmente fonte de sabedoria, sábios dignos de toda consideração (porque de fato eram).
Era possível crer piamente que pastor era, de fato, o anjo da igreja, e, o “Profeta” era alguém que revelava pecado oculto e prescrevia o efeito do não arrependimento, e não, um “fazedor” de “promessas” descabidas. O ambiente de culto tinha o propósito exclusivo de cultuar a Deus e não a cantores ou preletores. As festas da igreja evangélica eram a priori chamadas pela proposição, “Estudos Bíblicos”.
A música da época, secular ou religiosa, possuía conotação poética e cantava as coisas bonitas da vida com objetivo de promover o bem estar para gente de bem.
Bem! Como já dito, espécie em faze de extinção, cuja intenção não é ofender a quem quer que seja. Apenas, por entender que se “Lobos” travestidos de ovelhas não forem identificados e combatidos, as ovelhas dos rebanhos do Senhor que nos foram confiadas pelo sumo-pastor, serão arrebatadas e estraçalhadas.
Assim sendo, meu prezado irmão em Cristo, se você leu este artigo e achou constrangedor, por favor, não tome para si e..., fique em paz..., porque minha espécie está em faze de extinção. ** Apenas faço lembrar que retrucar pode passar a ideia de estar enquadrado.
Não use “cartola” que não seja do seu número.
Sem qualquer pretensão:
2 Co. 11:1 OXALÁ me suportásseis um pouco na [minha] loucura!
Suportai-me, porém, ainda. ** 2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para [vos] apresentar [como] uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. ** 3 Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, [e se apartem] da simplicidade que há em Cristo.
by: Oceano Ramos Corrêa Junior
Pastor Presidente da IEBSH