
Artigos

- Boa leitura !
O Justo Apenas se Salva
A distinção entre três classes de pessoas.
E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?
1 Pe. 4:18
Nunca, em tempo algum se viu no meio evangélico, tanto “profeta”, prognosticador, “mãe de santo evangélica”, “pregador renomado” e..., “apóstolos”, desplantando o que os [santos do passado] plantaram. Apesar de sempre existirem, não havia a internet para [apresenta-los] e [viabiliza-los] ou dar-lhes evidência.
“Reveladores” para o gosto de todos, fazendo caras e bocas, cheios de expressões e trejeitos para imprimir caráter de fidelidade, da hipótese que contorcionismos e estrebuchamentos sejam insígnias de veracidade, para fazer crer que provenham de Deus.
A Bíblia aponta os eventos que anunciam a proximidade do arrebatamento da igreja que, mesmo não aceito por muitos como um fato, que por se tratar de um ato de Deus não se subordina a incredulidade dos que perecem, não obstante, é marcado pelos indicadores que o precedem, entre os quais, o supra exposto.
São indicadores definidos pelas propriedades das suas características cuja primazia é a cauterização da consciência, quando pela repetição de mentiras sobre mentiras e obstrução das verdades fundamentais, os incautos são induzidos a um estado de inconsciência e inconsequência, acreditando que estando sob a “benção” dos títulos acima descritos, têm assegurados a NÃO condenação eterna.
Is. 30:1 AI dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomaram conselho, mas não de mim; e que se cobriram com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado a pecado.
Jr. 17:5 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!
Os propositores das “bênçãos sem medidas”, que... “[...] enriquece; e não acrescenta dores”, (Pv. 10:22)..., para manutenção de status e bem viver, servindo-se das verdades de composição de textos selecionados para estribar teses elaboradas com fins dissimulados, sugerem pela bela oratória que textos congêneres com o de referência servem de fundamento para a busca por riquezas, apesar de, da leitura do contexto Bíblico, concluir-se que toda benção, de qualquer ordem, é proveniente de Deus que ama a prosperidade dos seus, mas, está sujeita a uma pré-condição..., Dt. 28:1 E SERÁ [que], se ouvires a voz do Senhor teu Deus, [...], e que..., 1 Tm. 6:9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, [...], sem esquecer..., *Tg. 2:5 (e 6) [...] Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?
Acontece que, da NÃO fragmentação textual, em algum momento a predica irá resvalar em pontos constrangedores para a (?) intenção pré-estabelecida, já que os verdadeiros profetas e apóstolos, que falavam as verdades do querer de Deus a despeito do efeito de prejuízo pessoal, quando eram presos, torturados, maltratados e submetidos a condições de precariedade, um risco inadmissível e desfavorável para as vontades atuais.
Com frequência são vistos “profetas” e “apóstolos” “declarando pela fé” que não admitem qualquer dificuldade existencial, “haja vista sua condição de filhos de Deus”.
Viagens e hospedagem precisam acontecer no patamar do melhor estilo, e seus filhos devem frequentar colégios particulares de alto padrão. A esposa, “aquela princesa” se paramenta em boutique de grife e não em brechó, porquanto são servos do Rei dos reis, não obstante os recursos para manutenção da soberba, advir da contribuição dos pobres que são pobres porque “não possuem fé”. ( *Tg. 2:5 (e 6) )
A ênfase ao fato (contra o que não há argumento) de que nenhum destes, por mais “alta patente” que infira, traz por teor de oratória, o fio de..., Hb. 4:12 [...]espada alguma de dois gumes, ou então..., Ec. 12:11 [...] aguilhões, e [...] pregos bem fixados [...], ou ainda..., Jr. 23:29 [...] um martelo [que] esmiúça a penha, e nem pensar em..., Jr. 5:14 [...] eis que converterei as minhas palavras na tua boca em fogo, e a este povo [em] lenha, e eles serão consumidos, porquanto tais falas enfurecem as gentes e as afugentam.
Já é de praxe livrarias ou relacionados exporem por produto de atração, livros de autoajuda, cuja proposta remete á previsão de Amós, (Am. 8:11 [...] fome sobre a terra, [...] de ouvir as palavras do Senhor), porém, tudo o que se tem são apelos egocêntricos.
Daí, os sedentos por Deus estão-se dessedentando em fontes contaminadas, de resultado trágico porque a “água” que está sendo oferecida não é a água da vida (Jo. 4:10 e 7:38) mas, “água servida”, infestada de “coliformes fecais” oriundo de mentes gananciosas.
Com frequência são vistos “obreiros” (todos os títulos), postando nas mídias, repudio àqueles que defendem a pureza do evangelho, com frases de efeito sugerindo que fazer oposição a lobos dissimulados não é bom para o reino, a despeito das orientações Bíblicas que reivindicam apontar tanto os danos quanto os danosos que..., Rm. 16:18 [...] com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos símplices.
Objetivamente
O Apóstolo Pedro (1Pe. 4:18) estabelece distinção entre três classes de pessoas.
-
O justo (que apenas se salva)
Adepto e seguidor de justiça. Legítimo. Que está corretamente relacionado com Deus pela fé e, por isso, procura nos seus pensamentos, motivos e ações de obediência àquilo que Deus, em sua Palavra, estabelece como modelo de vida. - Aquele que está de acordo com a justiça de Deus
Este, quando aferido pelos parâmetros da palavra de Deus (Dn. 5:27 TEQUEL) segundo o que diz Pedro, com dificuldade concorre a “vaga de cidadão do céu”. (Mt. 11:12 [...]ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.)
Fica explicito que evangelho fragmentado no intuito de “facilitar" acesso, fazendo..., [...] larga [...] porta, e espaçoso, o caminho [...] (Mt. 7:13) por melhor que possam parecer ás intenções, não é o evangelho de Jesus Cristo pregado pelos verdadeiros Apóstolos, antes é [outro evangelho], e portanto , Anátema (Gl. 1:8 e 9)
Isto estabelecido resta definir a diferença entre o ímpio e o pecador, e amparado no texto, ratificar a proposta da pergunta retórica, “onde aparecerá?”.
-
O Ímpio
Vez por outra, inadvertidamente o vocábulo [Ímpio] é utilizado como mero atributo ou simples adjetivo. No entanto, apesar de impiedade ter caráter de pecado, o termo dá ênfase à condição porquanto estabelece vontade premeditada para uma ação. Trata-se de um adjetivo substantivo que, da origem de sua natureza designa aquele que tem desprezo pela religião, ou aquele que não respeita os valores comumente admitidos. Refere-se ao herege como deplorável porquanto, tendo o conhecimento, ignora-o. Esta é a definição de Ímpio.
-
O Pecador
Quanto á terceira categoria descrita por Pedro, nota-se que [o pecador] está enquadrado no conceito por ignorância que, pode ser simples ou displicente, o que sugere atenuante, mas, não exoneração, razão para o desígnio retórico.
CONCLUSÃO
As vontades gananciosas de meros mortais, indistintamente de títulos ou atributos, não podem estabelecer o destino eterno de quem quer que seja, porquanto..., 1 Tm. 2:5 [...][há] um [só] Deus, e um [só] Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Logo, presumir que seja possível alargar, ampliar, facilitar, ou também estreitar, apertar, dificultar o evangelho para tornar o acesso à vida eterna possível ou viável, não passa de mera presunção, uma vez que a palavra de Deus é absolutamente suficiente em si, e por si designa as almas ao destino eterno, seja a vida ou a condenação.
E quando o apóstolo Pedro diz que o justo apenas se salva, está fazendo referencia às dificuldades em se praticar justiça, o que requer sujeição às diretrizes estabelecidas no evangelho, independentemente de conceitos humanos ou modo de interpretar “Pela Graça”.
A igreja contemporânea vive um tempo prescritos, quando muitos falsos (tudo o que a imaginação permitir) se levantam para imporem-se, [quando não como o próprio Cristo, pelo menos] como intermediadores, fazendo crer que, (através de..., Mt. 7:22 [...]muitos milagres[...]) foi lhes outorgado autoridade para flexibilização do evangelho.
O agravante da conjectura é quando homens de Deus se levantam [Fl. 1:16 [...] para defesa do evangelho], são veementemente contrapostos pelos “profetas Hananias” (Jr. 28:10 e contexto) do presente século com suas mensagens “abençoadoras”, Ez. 13:10 [...]enganando o meu povo, [...] ** 2 Tm. 3:13 [...] [...] enganando e sendo enganados, mas..., porquanto também oferecem “prerrogativas de profeta”, vão arrastando as multidões que estão no vale da “indecisão” (???Jl. 3:14), após si para a perdição.
Verdades finais
Requer-se que os cristãos sejam autênticos, não mistos e nem instáveis, mas, arraigados (Ef. 3:17) e firmados (1Ts. 3:8) na rocha (Mt. 7:24) que é Cristo (1Co. 10:4), e não na vontade pretensiosa dos..., Mc. 13:22 [...]falsos cristos e falsos profetas [...]
Mas vós, irmãos, [já] não estais em trevas,
para que aquele Dia vos surpreenda como [um] ladrão;
1 Ts 5:4
by: Oceano Ramos Corrêa Junior
Pastor Presidente da IEBSH