
Mensagens

AH! SE O MEU POVO ME ESCUTASSE
Salmos 81
10 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei.
11 Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu.
12 Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos.
13 Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!
14 Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.
15 Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre.
A leitura destes versos do Salmo 81 me faz pensar no quanto Deus me ama e como Ele tem prazer em me amparar, ao mesmo tempo em que me leva a refletir sobre todos os males que nos agridem todos os dias, e logo muitos atribuem a Deus desgraças e infortúnios, o que, para mim é decepcionante.
# Uma analise critica:
Tal decepção consiste no fato de que a humanidade, quase que na sua totalidade, fala de Deus como sendo “uma coisa” ou “uma força”, e muitas vezes o “cara lá de cima”.
Tem gente que costuma dizer; Deus está nas plantas, na água, no sol ou na lua ou em qualquer lugar ou coisa, quando na realidade Ele quer estar em nós, não apenas intrinsecamente, mas de modo especial, como alguém em nós além de nós, operando em nós segundo bem lhe parecer.
# Desejo de Deus:
Ap. 3:20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
Pessoas dotadas de senso de inteligência sabem que o texto acima não está falando de casa e ceia no sentido literal, mas sim corpo (Templo para o Espírito Santo – ICo. 3:16) e comunhão.
Quando alguém pode entender isto, logo compreende também que quando nosso Senhor Jesus Cristo ensinou a orar, (Mt. 6:10) ele estava dizendo que Deus, o Pai Eterno, deseja ser o Rei em nossas vidas, e manter domínio absoluto sobre cada individuo, a ponto de, fazendo Ele o seu querer em nós, e trazer sobre nós a semelhança do céu.
# A grande indagação:
Is. 53:1 Quem deu crédito à nossa pregação? [...]
A pregação do Evangelho da Cruz causa repúdio aos que a ouvem, uma vez que expõe os nossos pecados, nos coloca em condição de pecadores, carentes de misericórdia, nos apresenta um caminho estreito e uma porta apertada (Mt. 7:14) caminho este percorrido por um numero insignificante de seguidores, o que não parece agradável, contrastando com o mundo das multidões. (Mt. 7:13)
# Não parece loucura? É loucura!
1 Coríntios 1:18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Volto a mergulhar em devaneios. Se Deus me ama e deseja me amparar, porque então simplesmente não me ama e me ampara para que não lhe culpem pelas desgraças e infortúnios?
# Uma resposta de impacto:
Isaías 59:2 Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o [seu] rosto de vós, para que vos não ouça.
# Deus continua desejando cuidar-nos mediante condição:
2 Crônicas 7:14 se o
-
Meu povo,
-
Que se chama pelo meu nome,
-
Se humilhar,
-
E orar,
-
E me buscar,
-
E se converter dos seus maus caminhos,
-
Então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Is. 65:9 [...] e os meus eleitos herdarão a terra e os meus servos habitarão nela. – 10 E, se o meu povo procurar fazer a minha vontade, a planície de Sarom servirá de pasto para as suas ovelhas, e o seu gado pastará no vale da Desgraça.
Promessa para aqueles que agradam a Deus:
Nm. 14:8 Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.