top of page

Artigos

depressao-chuva_edited.jpg

 - Boa leitura !

Mal do Século

       Dizem por aí, não sei se resultado de pesquisas cientificas ou simples conjectura, que o “mal do século” com sua “semente” germinada no final do século passado, são a depressão e seus efeitos. 

    “Depressão”. Termo que defini ausência do preenchimento de um espaço que nivela uma superfície.

    Desse conceito, se numa via de trânsito rápido houver base depressiva, a anomalia da superfície poderá ocasionar erros de referência, gerando riscos de acidentes cujo resultado podem se refletir em danos de expressivos prejuízos, quando não irreversíveis e até fatais. 
    
    Esta proposta pretende estabelecer semelhança com o “real” mal do século, que, nos mesmos parâmetros da definição do termo se estabelece pela ausência de preenchimento, e uma vez que tudo aqui tratado diz respeito á relacionamento com Deus e com a comunidade, conclui-se que existem problemas de “depressão” na via que deveria gerar equilíbrio universal, a igreja de Cristo.

    Se Cristo designou a igreja como *luz do mundo e *sal da terra, (Mt. 5:13 e 14) presume-se que estaria oferecendo ao mundo, possibilidade de não desmoronar integralmente, mas, pela presença desses dois elementos, manter algum equilíbrio.

    Da hipótese que o “mal do século” tenha sua origem no final do século passado, também este da presente proposta tem sua origem no final dos anos oitenta, inicio dos anos noventa, quando, depois de o Sistema Religioso Evangélico *Pentecostal haver percorrido uma longa jornada desde seu nascimento no inicio daquele século (1906/1911), com sua mensagem cristocêntrica a qual requeria arrependimento e cuja premissa especifica do Mover do Espirito ali manifesto não era outra que não exclusivamente a constante busca pela transformação para aperfeiçoamento da santificação. (Obs. O destaque *Pentecostal evoca o efeito do conceito sobre os adeptos). 

    No entanto, no final do século XX começou-se a inserir inovações, quando, da instituição de cursos teológicos, básico no princípio e ministrado na própria igreja, e depois se estendendo a algumas escolas seculares, faculdades e pós-graduações, os recém-formados teólogos, “descobrindo” ou aventando “erros de leitura” passaram a desconstruir oitenta anos de obra realizada, impondo um novo formato ao sistema, para o que era necessário remover fundamentos. (Obs. O problema não consiste na formação teológica, de absoluta importância, mas, na inserção de teorias libertistas, deformadoras dos princípios teológicos).

Elemento figurativo

    É importante que se diga que fundamentos são lançados em solo escavado, de onde no local do terreno que receberá o fundamento, a terra, raízes antigas, pedras e quaisquer obstáculos são extraídos. Logo, quando da eventual remoção desses fundamentos/alicerces, haverá uma depressão que, se não atulhada será sempre elemento de risco. 
 
A Tese


    No âmbito “religião” as evidências indicam que justamente sobre depressão semelhante, a igreja contemporânea está assentada, quando, porquanto não é possível se entulhar a depressão causada pela remoção de todos os anos de alicerce ali fincados, sendo que, apesar de toda escória que vem se acumulando na tentativa de se tapar o buraco, jamais substituirá a solidez dali extirpada, daí os constantes desequilíbrios da atualidade.

Obs. Qualquer que pretenda refutar esta conjectura, antes deve estudar sobre as sete igrejas da Ásia descritas no livro do Apocalipse, assunto que alude à igreja contemporânea.

     Bem! Uma vez estabelecido que o Mover do Espírito nos dias que precederam às inovações era a fonte da força dos alicerces, para tornar possível arrancar os fundamentos havia necessariamente que se fragmentar aquela fonte, da qual a Bíblia se refere como sendo “o Verbo de Deus” (Jo. 1:1), e de quem o apostolo Paulo diz..., “a fé vem por ouvi-lo” (Rm. 10:17), ou seja, a Palavra de Deus.

    Não obstante, a mensagem cristocêntrica passou a sofrer adaptações, tornando-se antropocêntrica, quando o Espírito Santo e de santidade, com seu verdadeiro Mover foi substituído pela oratória de autoajuda, e, (para manutenção das aparências), pelo “mover do espírito” (do sugestionamento) com seu efeito de satisfação egocêntrico, não transformador. 

    Uma prédica motivacional, quando o orador experimentado em explorar técnicas de sugestionamento, toca no “ponto “G”” do ouvinte levando-o às lagrimas (e todos estão sensíveis em alguma área) e no momento da “sessão solene” todos são estimulados à glossolalia, em alguns casos, ministros treinados sopram e cospem no rosto e até na boca daquele que está recebendo o “passe”, e por meio de técnicas fazem com que se perca o equilíbrio e caia (entre outros formatos de “tombamento”), quando de antemão já estão posicionados operadores de câmeras de filmagens para postagens nas diferentes mídias, cuja intenção é “mostrar ao mundo o que “Deus” está fazendo” e como “Deus” está usando “este profeta”, obviamente submetendo as escrituras a distorções.

Exemplo das distorções

    Em algum espaço do tempo, entre os anos 80 e 90, meu pai de saudosa memória, Pr. Oceano Ramos Corrêa, na época, missionário na cidade de Barranqueiras (Cháco)- Argentina, certa madrugada foi chamado para socorrer um grupo de Católicos Carismáticos que, na intenção de manifestarem o dom de línguas descrito em Atos dos Apóstolos, se propuseram a uma glossolalia ensaiada, a partir da cópia de algum modelo pentecostal, quando foram surpreendidos por um ataque maligno que os fez entrar em estado de transe, inconsciência e convulsionamento, do que não conseguiam libertar-se, até a chegada do pastor que os orientou devidamente, sendo que em seguida, muitos dos que ali estavam, converteram-se de fato a Cristo, recebendo-o como salvador e Senhor das suas vidas, dentre os quais, alguns se tornaram obreiros e pelo menos um, pastor. 

    Passados algo em torno de trinta anos do ocorrido, observa-se que aquele conceito de glossolalia ensaiado, recobrando forças se tornou a forma de expressão de espiritualidade oficial atualizada, quando então, pessoas caindo sob o efeito do processo já não mais denota manifestação maligna, mas, caracterização da presença da glória divina, inclusive propondo-se que aquele que não “falar em línguas” não é salvo.

    Definitivamente uma evidência do verdadeiro “mal do século”, quando a Palavra de Deus é reformulada, os alicerces removidos e a “depressão” é entulhada com escória. 

IMPORTANTE:    Quando o Apóstolo Paulo diz da necessidade da busca por dons espirituais, ele admite que nem todos falarão noutras línguas, (1 Co. 12:30b)  mas não faz qualquer referência sobre não ser salvo por isso, antes, mesmo desejando que todos falem em línguas, dá maior ênfase a pregação da palavra..., 1 Co. 14:5b  [...] porque o que profetiza é maior do que o que fala línguas [estranhas], [...] e mais..., 1 Co. 14:6  E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando línguas [estranhas], que vos aproveitaria, se vos não falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?

O MAL DO SÉCULO

    Constantemente são vistos postagens em redes sociais criticando àqueles que alegam que depressão é ausência de Deus, quando então é afirmado..., “Não, não é”.

    Na verdade, nenhum tipo de critica de cunho destrutivo merece respeito.


    Ainda assim, a partir da percepção de que a *Luz está se esmaecendo e o *Sal se degenerando, porquanto a igreja no âmbito universal “amornou” (Ap. 3:16) desde que o teor forte da Palavra de Deus foi-se submetendo á adaptações para satisfação da concupiscência, OUSO AFIRMAR QUE O “MAL DO SÉCULO” é a depredação nas “bases” do evangelho, o que coloca a igreja assentada sobre entulhos, e cujo resultado se reflete no entorno, quando então, pessoas de todas as classes e credos, e toda a nação, sofrem o dano.   

    Evidentemente, alguém depressivo não deve jamais e sob nenhuma hipótese ser submetido a criticas ou desrespeito, o que não significa que não haja um vazio na alma dessa pessoa que precisa necessariamente ser preenchido, sendo que para tal cura, este deve ser conduzido com amor genuíno às fontes de águas vivas, o que não é encontrado em divãs de psicólogos e psicoterapeutas ou em qualquer segmento da medicina convencional, mas única e exclusivamente na pessoa do Espirito Santo de Deus, e esta é a responsabilidade da igreja de Cristo que, para tanto não pode estar assentada sobre escorias acumuladas.

VOLTEMOS AO EVANGELHO

    Nos últimos dias, alguns veículos de comunicação gospel estão divulgando o posicionamento de um tele evangelista renomado, de fama internacional, e “Cobertura Espiritual” para incontáveis seguidores, cujo carro chefe da mensagem FOI o Evangelho da Prosperidade bem como a “manifestação espiritual do cai-cai”, mas que, de acordo com as próprias declarações, após um aprimoramento de conhecimento Bíblico, concluiu que esteve equivocado durante os últimos vinte anos.     Por conta desse ato de retratação, vem recebendo muita critica, porquanto, segundo os críticos, teria conduzido muitos ao seu erro e que agora o mal já está feito e..., blá, blá, blá.  

    Particularmente, se as informações estiverem corretas, gosto de pensar no grande e perdoador amor de Deus que diz...,

Is. 43:25  Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro.

    Tudo o que Deus espera do pecador é o arrependimento, e quanto a quem seguiu aqueles desmandos, da mesma maneira que se permitiu influenciar para o equivoco, permitam-se influenciar para o caminho da verdade. Qualquer que, eventualmente tenha sido instrumento de remoção de fundamentos, sem dúvidas pode reimplanta-los, porquanto, apesar de as evidencias indicarem a proximidade do arrebatamento, Jesus ainda não voltou.

CONCLUSÃO

    Prefiro acreditar que os erros teológicos aos quais estamos expostos são frutos de boas intenções que se mostraram equivocados, o que não elimina as responsabilidades, fazendo-se de suma importância reconhecer que carregamos a culpa pela desordem que nos circunstancia, e logo...,  Ap. 2:5  Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. 

    A igreja sadia que prega o genuíno evangelho é poderosa para curar DEPRESSÃO

Is. 35:4  Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos e não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, [com] recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará.  **  7  E a terra seca se transformará em tanques, e a terra sedenta, em mananciais de águas; [...]
 

by: Oceano Ramos Corrêa Junior

Pastor Presidente da IEBSH     
 

     

SOBRE NÓS

BETH SHALOM- do hebraico, Casa de Paz !

Uma igreja, uma familia dedicada a levar a palavra de DEUS  sem se desviar nem para direita nem para esquerda! Uma CASA onde você encontra a PAZ de CRISTO sobre sua vida!

LOCALIZAÇÃO

(47) 9.8442-5343

 

Rua Araquari , nº 57 - Municipios

Bal.Camboriu/SC - CEP 88337-480

proceanorcjr@hotmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
IEBSH Igreja Beth Shalom

IGREJA EVANGELICA BETH SHALOM

Todos os direitos reservados

bottom of page