top of page

Artigos

estereotipo

 - Boa leitura !

Estereótipos
Tragédia Contemporânea*
   
    

      Dia destes uma locutora com expressiva experiência “pastoral” no mundo gospel, em um programa de radio declarou estar [se descobrindo], após longos anos de submissão aos “conceitos preconceituosos que a religião, dissimulada e eficientemente dissemina”.


     Na sua narrativa disse haver ido a um show gospel em resposta ao insistente convite de uma amiga que dava ênfase ao dom de cura do preletor convidado. 


    Chegando ao evento, qual foi a sua surpresa e decepção ao deparar-se com um sujeito cujo estereótipo fazia total oposição a tudo quando ela havia aprendido no decurso da sua trajetória de vivencia cristã.


    Não havia [nadinha de nada] nele (segundo ela) que se enquadrasse no conceito que se lhe havia sido impetrado pela religião e ela absorvera tão ferrenhamente, sobre o padrão cristão, e principalmente um pregador. 


    Disse então que, apesar de sempre se haver declarado sem preconceito, ali descobrira não passar de uma hipócrita que aprendera na religião a ocultar sua verdadeira natureza.


     Uau! ** Um show de oratória que mereceu aplausos no locutório, e muitos telefonemas ovacionando a “libertação”.

 


PONDERANDO


    Pesquisas recentes apontam para o execrável nível do ensino no Brasil, e estabelecem a razão da queda da qualidade intelectual com efeito de emburrecimento da classe estudantil, mas que para manutenção do status, celebra a imbecilidade e aprova os idiotizados que aclamam o portador do adjetivo [energúmeno] por insigne e ícone de referência, enquanto interpreta o vocábulo como verbo a ser conjugado.


    Tais indicadores sugerem que o Brasil está decadente e escorregando para a mesma lâmina rasa do saber a semelhança da Argentina, esta que a pouco mais de trinta anos era reconhecida como formadora de profissionais de alto padrão, mas atualmente desceu para o último lugar latino-americano do ranking no quesito. 


    Este empobrecimento intelectual deriva propositadamente da vontade de uma classe universal, dominadora por excelência, que para fins de supremacia e enriquecimento absoluto de si mesmo, bem como implantação do próprio reinado, no decorrer das últimas décadas se encarregou de quebrar princípios e disseminar todas as ideologias conhecidas entre as quais, a mãe de todas, e como tal mais devastadora, tida como libertista, cuja premissa é desconstruir e fragmentar vetores e regentes naturais em todos os segmentos sociais. **  (Teoria da Conspiração? *** Contra fatos não há argumentos).

 


ELEMENTAR


    As evidências fazem notório que a grande maioria das necessidades da humanidade passa pelos caminhos dos comerciais que às impõem e simultaneamente, por insuficiência de recursos para manutenção das mesmas, este modelo existencial requer que ambos os cônjuges sejam escravizados pelo sistema, o que obriga circunstancialmente que filhos sejam “criados e educados” pelo estado e por tutores. Daí constantemente vê-se funcionários públicos, nas áreas da pedagogia e também segurança, queixando-se de terem que absorver atribuições que não lhes compete, quando pais absortos transferem as responsabilidades pertinentes para terceiros e então, por consequência o caos que marca a época.


    Pronto. A classe dominadora que celebra a imbecilidade une os agentes viabilizadores da intenção e, como gente inepta é suscetível a desmandos, impõe a ideologia libertista como padrão, o que depressa é absorvida pela geração previamente idiotizada para amenização da consciência, quando fica estabelecida a anarquia absoluta.

 


OS FATOS


    Uma geração vitima do pressuposto da liberdade sem limites e sem aferidores, que por haver sido implantada de modo sutil, passou a compor o sistema sem a devida percepção do nefasto, e, portanto sem nenhuma estranheza de substancial relevância.


    Porém o estado calamitoso se agravou definitivamente quando os mesmos princípios ideológicos minaram para o seio do sistema religioso que, atingido, perdeu a essência da sua razão etimológica passando à condição de clichê sem propósito.

 
    Desde que ser tolo tornou-se louvável, ou melhor, a imbecilidade é celebrada, muitos “cristãos” afetados pelo em torno, optam pelo menosprezo à palavra de Deus e fundem-se ao sistema fazendo-se igualmente desprovidos de censo de critérios.

 


É o Diabo?


    Observe-se que, os poderes atribuídos a Satanás, que nunca devem ser ignorados, são limitados a quanto combustível lhe seja fornecido para alimentar as fornalhas das suas canalhices, originado nas vontades humanas, quando para incrementar suas chamas, utiliza-se da deleitação gananciosa dos mais eminentes, imprimindo credibilidade aos propósitos.  
     Destarte vemos então, pastores na maioria das vezes autointitulados ou aclamados por vontade popular em vista de carisma, desconstruindo os alicerces estruturais do evangelho quando (depreciativamente) dão tom de intolerância ao teor bíblico original, em nome do “amor” que agora deve ser disseminado a partir de textos descontextualizados para amparar teorias cuja inegável intenção é subserviência à Satanás dando-lhe legalidade plena.  


    Em decorrência da extinção da pregação expositiva, doutrinaria e exortativa, nos mesmos parâmetros da ordem secular contemporânea, quanto mais pobre de conhecimento Bíblico um cristão se torne, e afeiçoado a revelações, adivinhações, “milagres” e bizarrices espirituais, maior satisfação da vontade daqueles que trazem por razão de existência, imporem-se por senhores soberanos sobre as demais categorias, sem para isto, imporem demérito a tradição, mas, referindo-se aos que á mantém de modo jocoso, com falas do tipo..., eles ainda vêem santidade em usos e costumes. (Jr. 6:16 – 18:15  **  Jo. 5:46 e 47)

 


DEFININDO O VOCÁBULO


    Do titulo deste artigo e da definição do vocábulo ‘estereótipo’, vamos aos fatos. Se o termo chama a um determinado padrão básico a ser imitado, para o que a personagem da nossa introdução aludiu como sendo fator irrelevante quando comparado aos dons e talentos que se possui, haja vista as curas que ocorreram naquele evento, qualquer que julgue pela aparência não passa de um “religioso preconceituoso que não conhece o amor de Deus”.


    Princípios Bíblicos estão sendo quebrados desde que no mundo secular a imbecilidade está sendo cultuada ou celebrada.


    O Apóstolo Paulo inspirado pelo espírito de Deus diz aos Ef. 5:1  Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. Logo, em se tratando da vida de comunhão com Deus, o perfil do ‘estereótipo’ cristão está descrito neste texto, sem margem para equivoco, e desde então, não há como alguém que se declare servo de Deus dizer-se liberto de certa hipocrisia inoculada pela religião, por ter-se deparado com um operador de milagres estereotipado pelo mundo secular, quando..., [...] que comunhão tem a luz com as trevas?  (2 Co. 6:14)  


    E por favor, não venha ninguém dizer que viu Deus na caricatura do diabo, porquanto não há..., [...] concórdia há entre Cristo e Belial [...] (2 Co. 6: 15) . Isto seria equiparar o criador à criatura, logo um ato de mente infectada.

 


A IDENTIDADE


    Vez por outra são postadas em redes sociais imagens que pretende desmentir estereótipos como, a foto de profissionais das áreas de segurança, enfermagem, medicina etc., e também prostitutas paramentadas, mas que para a quebra de “tabus”, o titulo dos ofícios estão invertidos. (Ex. A enfermeira trajada de prostituta -  Identidade corrompida)


    Se aquelas proposições remetem ao ridículo, qualquer que aceite a chamada de Deus para o serviço do reino irá incorporar o estereótipo imitadores de Deus, como filhos amado, sem margem para equívocos ou espaço para se corromper a identidade.


    Ademais, operações de sinais e maravilhas nunca foram insígnia da santidade requerida no texto sagrado (Hb.12:14) e nem expressão de estereotipia de cidadão do céu, até por que Jesus deixou bem claro..., Mt. 7:22  Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?  ** 23  E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.


    Acontece que, por conseqüência da ausência da palavra pregada no fundamento do seu teor gerador de vida espiritual, autenticada pela expressão comportamental, fruto da ação de convencimento promovido pelo verdadeiro Espirito Santo (Jo. 16:8) com seu poder transformador, parte expressiva da cristandade atribui sentido pejorativo ao estereótipo característico das virtudes do espirito santificador, taxando-o de legalismo, mas submete-se sem qualquer constrangimento e nem temor (Sl. 90:11 - Sl. 119:120) ao estereótipo mundano. Jo. 8:44  [...] quereis satisfazer os desejos de vosso pai: [...]


    Observe-se ainda, que o vocábulo ‘religião’ quando da razão da sua etimologia, não impõe qualquer condição, muito menos dissimuladamente, mas traz por principio estimular a religação da criatura ao criador, os homens a Deus, o que reitera o conceito de estereótipo dos filhos de Deus, que se ratifica em Hb. 5:9  E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem;


    Aqui mora uma das dificuldades gerada por conceitos ideológicos, autor da desordem produzida pela desobediência, um atributo de Satanás, chamado de feitiçaria. (1Sm. 15:23)


    Gente afetada por ideologias sofre aversão à obediência e não se sujeita aos padrões tradicionais, tachados de tabus, mas por efeito da quebra de princípios impetrada pelos mentores do emburrecimento generalizado, submete-se à vontade de Satanás. 


    Quer ver uma torre ruir? Basta minar a base e toda a construção, independente da altura da obra, despencará e..., esta tem sido a ação de muitos “pregadores” contemporâneos.


    Trata-se, na maioria das vezes, de indivíduos que em algum momento, sentindo-se ofendidos pelo sistema conservador (Fundamentos), saem da igreja e ingressam no mundo dos estereótipos “descolados”, sem regras nem pudor, cauterizam a mente até a inconsciência absoluta, transformam seus corpos e pele em tela de pintura para a arte do príncipe das trevas, evidenciando permanentemente a vontade de afronta ao criador, e então..., retornam..., cheios da razão e de carisma numa proposta de “amor ao próximo”, dando lições de moral nos veteranos, quando quebram os princípios para a implantação do reinado daquele que os alistou, o anticristo.


    Desde então, quando “ministros” não trazem na pele as marcas da sua revolta “pregressa”, não merecem ser reconhecidos como “homens de Deus” porquanto não possuem o “testemunho da libertação” para contar. E daí..., tornou-se comum ver os [pele pintada] ocupando as tribunas, em um estereótipo atípico aos conceitos de Paulo (Ef. 5:1), mas numa proposta subliminar sugerindo um modismo para atrair gente que não acredita na existência do inferno, quando atribui valor absoluto a existência física, e como tal, rejeita o temor a Deus.      


    No meio gospel, atraem para si gente que se deixou enfraquecer, por substituir as reuniões de oração e doutrinas por bizarrices oriundas das “Orações no Monte” e dos “Vigilhões” repletos de cantorias misturadas com visões e profetadas que, apesar de salvaguardadas as devidas proporções, não deixam de estar contaminado por sincretismo.


Obs. Para ratificar o conceito, o erro consiste no abandono do culto e da oração no templo. Muitos há que não conseguem frequentar a igreja acusando-a de formadora de “hipócritas”. Alguns frequentam, mas nunca chegam para aquele momento de oração de joelhos, que precede o culto, (ou deveria) porem..., não perdem os “Vigilhões”.

 


CONCLUSÃO


    Como toda tragédia é precedida por indícios, assim tudo o que aqui se apresenta, de modo recorrente passa pela fragmentação paulatina, quando o conceito de errado é substituído pelo “nada ver” até a cauterização da mente e em seguida, o errado é certo e o certo é errado. Prevalece a mentira para satisfação daquele que lhe é pai.  É A TRAGÉDIA


Jo. 8:44  Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.


    Uma predica em voga nos dias atuais faz apologia ao joio porquanto Jesus aconselhou deixa-lo crescer juntamente com o trigo para se evitar acidentes (Mt. 13:29). No entanto não esqueçamos que Ele também disse..., Mt. 13:25  Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se.   **   13:38  [...]o joio são os filhos do maligno;


    Ainda que estes últimos textos sejam compostos de uma parábola, portanto uma ilustração, esta faz referência a um estado e uma condição, cuja verdade implícita não está designada a meros vegetais, condição de inepto, mas a criaturas racionais que como tal devem analisar o resultado final estabelecido. 
  


[...] no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, 
atai-o em feixes para ser queimado; [...]
Mt. 13:30

by: Oceano Ramos Corrêa Junior

Pastor Presidente da IEBSH     
 

     

SOBRE NÓS

BETH SHALOM- do hebraico, Casa de Paz !

Uma igreja, uma familia dedicada a levar a palavra de DEUS  sem se desviar nem para direita nem para esquerda! Uma CASA onde você encontra a PAZ de CRISTO sobre sua vida!

LOCALIZAÇÃO

(47) 9.8442-5343

 

Rua Araquari , nº 57 - Municipios

Bal.Camboriu/SC - CEP 88337-480

proceanorcjr@hotmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
IEBSH Igreja Beth Shalom

IGREJA EVANGELICA BETH SHALOM

Todos os direitos reservados

bottom of page