
Artigos

- Boa leitura !
Deus Longânime
***Não é sinônimo de Inconsequência.
Misericordioso e piedoso [é] o Senhor; longânimo e grande em benignidade
Sl. 103:8
INTRODUÇÃO
Em tempos de geração “mimizenta”, afetada pela síndrome do “politicamente correto”, que adota o multicolorido como agente de inclusão e reivindica “direitos”, impondo na forma da impetração e da lei, o desrespeito aos direitos alheios, arrogando-se dos próprios desvarios, carregados de desvios psicológicos, desprovidos absurdamente de qualquer aferidor minimamente cientifico, surge a importância de análise de elementos.
E..., “logicamente”, esta conversa girará em torno do que é chamado de “Mundo Gospel”.
Evidentemente, o mundo fora desse contexto, é o mundo “natural, tal qual se apresenta, com seus jeitos e trejeitos, cheiros e cores, enquanto isso não queira interferir no “meio gospel”. Lembrando que o mundo “natural”, tem cultura peculiar, enquanto o mundo gospel deve ter a sua própria cultura.
Reitere-se, a “cultura gospel”, não é peculiar ao mundo mundano, cujo estilo de vida é atípico ao “estilo de vida” gospel, e quando não, O Senhor Jesus adoece com ânsia de vômito (Ap. 3:16)
-
Definição do vocábulo “GOSPEL”. Pode ser traduzido como “EVANGELHO” (subst.) ou “EVANGÉLICO” (adjetivo). A palavra deriva de “God” (Deus) e “Spell” (Palavra), ou seja, “Palavra de Deus”
Logo, e assim sendo, esta abordagem tem por razão de ser, incrementar o conhecimento da Palavra de Deus, a Bíblia, reconhecendo-a como aferidor de parâmetros para a verdadeira comunhão com o Deus da Palavra.
É importante frisar que, não é o slogan “Geração Comunhão com Deus”, que estabelece a comunhão com Deus, mas, sim a afinidade com a palavra de Deus.
Jo. 1:1 NO PRINCÍPIO era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. *** 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome; *** 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
O Artigo
Como este artigo traz em seu epigrafe um salmo que ressalta e exalta a longanimidade de Deus, logo, defina-se o vocábulo “longânimo”
[...] O significado livre da palavra de origem hebraica é "vagaroso em irar-se", ou seja, alguém que demora para entrar em estado de ira, raiva ou rancor.
Atente-se para o fato que “vagaroso em irar-se” não é sinônimo de Inconsequência.
Significa que, não é porque não houve uma reação, ou ação de repudio imediato, que esteja havendo concordância e que não haverá conseqüências.
Com propriedade o Apóstolo Pedro escreve..., 2 Pe. 3:9 O Senhor [...] é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
E..., fica claro que, SE HOUVER arrependimento, confissão e conversão, o Senhor perdoará.
-
Jn. 4:2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! [...], sabia que és Deus piedoso, e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
Porém, a tal geração “mimizenta”, sob o domínio do ladrão citado em João 10:10a, adquiriu forma e ganhou corpo no meio gospel, propondo slogans do tipo “Geração Comunhão com Deus”, trazendo em seu perfil, moveres “espirituais” que “aventam” “avivamento”, mas, indiscutivelmente, sem vida com Deus. Pelo contrário, as evidencias testificam, geram morte espiritual e afastamento de Deus.
Então, a partir do exposto, entra em pauta a razão do artigo.
Circula nas redes socias, um trágico evento relativamente recente, quando certa “pastora” que havendo “se convertido”, sido “ordenada” e permanecido por quinze anos em uma denominação gospel de “alto gabarito” e grande aceitação em solo nacional e no exterior, em certo momento se sentiu ofendida com a oratória dos líderes da casa, porquanto, segundo diz ela em seu manifesto de justificativas para retirar-se da instituição, disseram coisas que agridem pessoas. Pregaram mensagem que excluem, desrespeitam e não agregam.
Disse a referida “pastora” ..., Deus, na minha visão, é amor, inclusivo e respeitador.
Então vamos aos fatos.
A. Deus “segundo a minha visão”?
De ante mão, Deus, não é, nunca foi e nem, nunca será, “segundo a visão” de quem quer que seja, quer em tempos pregressos ou contemporâneos.
Is. 43:13 Ainda antes que [houvesse] dia, eu [sou]; e ninguém [há] que possa fazer escapar das minhas mãos: operando eu, quem impedirá?
Sl. 50:22 Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que [vos] não faça em pedaços, sem haver quem [vos] livre.
Is. 46:10 [...] anuncio o fim desde o princípio e desde a antiguidade as cousas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade;
Então..., quando um “deus” é o deus segundo a visão de mero mortal, não é o Deus dos evangelhos genuínos.
Mas..., considerando que a proposta do artigo é fazer referência exclusiva ao Deus da Bíblia (não alterada), o Deus criador de todas as coisas, O Deus da palavra de Deus que diz...,
-
Jr. 23:29 Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?
-
Hb. 4:12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
..., o “deus” segundo a visão cega de meros mortais, é irrelevante e desnecessário.
O Apóstolo Paulo disse sobre um evangelho paralelo..., Gl. 1:8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que [já] vos tenho anunciado, seja anátema. ***9 Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que [já] recebestes, seja anátema.
Acontece que a geração “mimizenta”, quer e gosta de ser enganada.
2 Co. 11:3 Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, [e se apartem] da simplicidade que há em Cristo.*** 4 Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
B. Deus é amor - Em que contexto?
Em relação ao amor do verdadeiro Deus, o que o mundo corrompido não quer admitir, é que Deus é, primeiramente transcendente. Todos os seus atributos e prerrogativas estão estabelecidas em sua transcendência. Logo, o amor transcendente do verdadeiro Deus, não cabe e não pode ser aferido por conceitos de amor humano.
Toda “mensagem” ou canção que equipare o amor de Deus às concupiscências humanas, são heréticas e agridem a Santidade da Soberania do Verdadeiro Deus, e, não ficará impune.
C. Deus “inclusivo”?
A palavra de Deus deixa explicito que Deus não é inclusivo, nem tolerante inconsequente e, nem está sujeito à vontade de homens inconsequentes que pecam por opção.
O Deus da Bíblia EXCLUIU toda uma geração.
2 Pe. 2:5 E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
A vontade dos pecadores, [humanos ou anjos], não move o coração de Deus
Jd. 1: 5 Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; *** 6 E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão, e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; ***7 Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
D. Deus respeita pecadores?
As redes socias disseminam mensagens venenosas, que pretendem fazer crer que Deus ama pecadores.
Quando a palavra de Deus aponta Jesus “comendo com os pecadores” ou, indo à “casa dos pecadores” é importante enfatizar que Ele veio POR CAUSA dos pecadores, iguais a todos os seres humanos (Rm. 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus), mas isto não significa que tenha vindo para comungar com o pecado de pessoas que não queiram arrepender-se e converter-se.
Os “pecadores a quem Deus ama” são os arrependidos.
Ele não veio para ser conivente, mas..., Mt. 4:17 Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer:
Arrependei-vos, [...].
At. 3:19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,
Jo. 5:14 [...] não peques mais, para que não te suceda coisa pior.
Jo. 8:11 [...] eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.]
Relativo ao conceito “deus respeita”.
Jd. 1: 4 Porque se introduziram alguns, [...], homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. *** 18 [...]: No último tempo, haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões. *** 19 São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito.
• Mt. 10:38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
• Mt. 12:30 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.
Perfil do ÚNICO e verdadeiro Deus
• Êx. 20:5 [...]; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, [...]
• Naum 1:2 O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos.
• Ap. 3:19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
E. Mensagens que não agregam?
Qualquer mensagem, pregada ou cantada, que não ofender o pecado, não é o evangelho de Cristo.
o Jo. 6:60 Muitos pois dos seus discípulos, ouvindo [isto], disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
*** 67 Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?
Pois é!!!
Quanto mais da Palavra de Deus, mais de Deus!
Quanto mais de Deus, mais “cultura” do céu!
Quanto mais cultura do céu, menos cultura do mundo.
a) Adeptos da “cultura” do céu terão por galardão, o céu.
-
Ap. 21:23 A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada. *** Ap. 22:5 Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.
b) Adeptos da cultura mundana terão por sentença a condenação eterna.
-
Ap. 22:15a Ficarão de fora [...]
-
Sl. 9:17 Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.
-
Mt. 25:41 Então dirá também [aos que estiverem] à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
-
Mc. 9:43 [...] melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga; *** 44 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
-
Lc. 3:17 [...]ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.
e..., para quem acredita que o céu é para “fazedores de milagres”..., Mt. 7:23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.
O céu é para santos justificados por Cristo – (Rm. 8:33)
Mas..., obviamente..., a decisão é pessoal e individual.
by: Oceano Ramos Corrêa Junior