top of page

Artigos

definicao carater

 - Boa leitura !

Definição de Caráter
O Vaso e o Oleiro!
   
    

     Minha netinha, primogênita na categoria, dezesseis aninhos, menina linda, carinhosa e inteligente, após ver-me discorrer sobre um assunto que lhe chamou a atenção, me disse..., “Eu queria ter a sabedoria do vô”. 

    Lisonjeado mas coerente, respondi; 
    
    Quando você tiver alterado a posição dos números que definem a sua idade, ou seja, houver percorrido o trecho que corresponde á distância entre os seus dezesseis e os meus sessenta e um, sem sombra de duvidas terás acarretado toda a sabedoria que agora possuo. 
    
    Isto é chamado de experiência. 

    Depois daquele diálogo continuei maquinando o assunto até concluir que não é possível atribuir as conquistas da vida somente ao percurso. 

    A isto se chamaria de incoerência.

    Pode-se passar pela vida sem acarretar o conhecimento, apesar das experiências que se viva, porquanto, por mais que nasçamos portadores de dons naturais, se estes não forem transformados em talentos funcionais, toda a experiência obtida não servirá para mais do que ter bonitas histórias para contar.   **   (Mt. 25:25 a 29 E, atemorizado, escondi na terra [...])

    Isto é chamado de ineficiência.

    No entanto, quando unimos os dons naturais com os quais nascemos, às experiências que a vida, no seu decurso nos proporciona, e criamos uma fusão entre estes dois elementos, o resultado é a sabedoria que nunca deixa de se acarretar, inclusive descrita como o único bem ou riqueza que alguém possa possuir que, quanto mais se distribui, mais aumenta. 

    A isto é chamado de competência.

    Dessa conjectura, minha melhor ferramenta de trabalho, meu intelecto, partiu então para novos caminhos quando se invadiu da indagação..., e o caráter? 

    Trata-se de um termo originado no conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo. É um feitio moral e a firmeza e coerência de atitudes. O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa determinam a conduta e a moralidade. Os valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

    A isto se chama [caráter]

    Porém, mesmo da aparência de uma boa definição do conceito, quero levar minha argumentação para um patamar mais elevado.

    Constantemente ouve-se “bonitas” frases de efeito, sugerindo que os erros que alguém cometeu seriam reflexos de “mau caratismo”, até porque, os dicionários estabelecem tratar-se de um atributo inato daquele que o expresse. 

    Justamente aqui faço valer a utilidade do meu intelecto, quando chamo a atenção para o exposto na introdutória deste artigo, que propõe a sabedoria como resultado de uma construção a partir da união e fusão de elementos.  


    Todas as belezas da arte resultam do conjunto da obra. 

    Na construção civil, por exemplo, curvaturas ornamentais, vitrais, exuberantes torres e abóbodas, apliques reluzentes e luzes brilhantes de um sofisticado edifício, não surgem do acaso ou por obra de encantamento. Tudo passa obrigatoriamente por fundições, escavações, aterramentos, ações de maquinários pesados e, inclusive danos e até perda de vidas humanas. 

    Toda e qualquer construção passa pelos processos que lhes sejam cabíveis, sem que os usuários da obra final, ou quem sabe, meros espectadores conheçam os bastidores. 

    Produtos utilizados na composição dos elementos da construção de qualquer obra de excelência, independente de segmento, são selecionados e submetidos a rigoroso controle de qualidade para fazer cumprir propósitos, mas nem por isso se extinguem acidentes, considerando que os processos que requerem a perfeição, eventualmente provocam danos.

 

DO ARTIGO

    Tudo isso pretende estabelecer que no âmbito das criaturas racionais, ninguém nasce [mau caráter]. Todos nascem portando dons específicos que precisarão ser descobertos, explorados e unidos aos elementos da composição, e isto tem a ver com a construção de uma obra que juntamente sofre o efeito do entorno ou da fôrma.

    Assim sendo, é logico que no dia a dia nos depararemos com elementos [maus caráter], que, não nasceram como tal, mas se amoldaram ao padrão errado do em torno, o que não confere a ninguém o direito de englobar todos atribuindo condição de [mau caratismo] cabal por conta de erros cometidos, quando, do pleno uso das faculdades mentais sabemos que a construção expõe os elementos ao extremo da exigência e, eventualmente, acidentes que pelo esmagamento e rompimentos, causam danos e até, falência absoluta.   
 
    Então, antes dos julgamentos preconceituosos, vale a reflexão; Jo. 8:7  [...]Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra [...]. ** Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.1 Co. 10:12  

    Por efeito do fato de sermos criaturas racionais, o caráter é construído sob projetos de escolha pessoal, mas ainda assim passivo das ações externas para a sua moldagem, quando é possível concluir que eventualmente podem acontecer estresses, fadigas e rupturas, razão para Deus dizer ao profeta Jeremias..., Jr. 18:2  Levanta-te, e desce à casa do oleiro[...].

Obs. Na casa do oleiro, profeta não profetisa. Jr. 18:2  [...] lá te farei ouvir as minhas palavras. Apenas observa, aprende e conhece o querer do artífice.
     
    Naquela casa de oleiro, estava-se construindo vasos de um barro especifico para aquela arte. Tratava-se da argila que, mesmo trazendo em si as propriedades que lhe são peculiares (dons naturais), precisava sofrer o processo da construção e, justamente no processo, mesmo estando na casa e nas mãos do oleiro, Jr. 18:4  [...] se quebrou [...]. 

    Logo, pode-se dizer que o barro não era portador de [mau caratismo] por condição inata. Era argila, dotada dos atributos requeridos, mas que, na pressão do processo, quebrou, quando então, independente das acusações de quem quer que seja, e até mesmo das opiniões dos profetas, o oleiro que não se sujeita á “bonitas frases de efeito”  Jr. 18:4  [...] tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer.


    Esta conjectura sugere que, apesar do valor do estigma do profeta, o que por parâmetros Bíblicos não deve ser menosprezado (1 Ts 5:20), a Casa do Oleiro, quando na ordem das suas atribuições que vão desde a escolha dos diferentes tipos de argila, passando pelo tempo da eliminação da fermentação natural, o pré-amassamento que juntamente mistura elementos de reforço de estrutura, etc.,   produz resultado mais eficiente.
 
CONCLUSÃO

    A razão deste artigo é a reflexão, o que não impõe justificação inconsequente, até porque, não é porque em se tratando de argila da melhor qualidade que, quebrando-se não deva retornar ao processo, mas justamente por seu valor implícito não será descartado.  

    Nascemos portando dons naturais. Vamos então, na nossa racionalidade, usufruir deste beneplácito do Criador, descobrir onde nos enquadramos na vida, explorar a compatibilidade, aprimorar o conhecimento e unir às experiências, para levarmos a efeito a vontade soberana do [Oleiro], a competência.

    E..., se o “vaso quebrar”, [eu], [ele] ou [você], desde que se esteja nas mãos do oleiro, os profetas terão que assistir em silêncio a reconstrução que estará sempre nos parâmetros do querer do artífice. 

Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor: eis que,

como o barro na mão do oleiro, assim [sois] vós na minha mão, ó casa de Israel.
Jr. 18:6  

    Permaneça na casa e nas mãos do Oleiro
 

by: Oceano Ramos Corrêa Junior

Pastor Presidente da IEBSH     
 

     

SOBRE NÓS

BETH SHALOM- do hebraico, Casa de Paz !

Uma igreja, uma familia dedicada a levar a palavra de DEUS  sem se desviar nem para direita nem para esquerda! Uma CASA onde você encontra a PAZ de CRISTO sobre sua vida!

LOCALIZAÇÃO

(47) 9.8442-5343

 

Rua Araquari , nº 57 - Municipios

Bal.Camboriu/SC - CEP 88337-480

proceanorcjr@hotmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
IEBSH Igreja Beth Shalom

IGREJA EVANGELICA BETH SHALOM

Todos os direitos reservados

bottom of page