
Artigos

- Boa leitura !
Pelos Caminhos da vida,
Quais são os indicadores da igreja de Cristo?
Quem nunca, enquanto viajando, notou todas as placas as margens das rodovias, como as de indicações do transito ou outdoors de anúncios/propagandas.
Cada uma dessas placas pretendendo um objetivo.
No caso das placas de transito, de pequeno porte, organizar e evitar acidentes.
No caso das placas de anúncios, multicoloridas e grandes, vender alguma coisa.
É incomum placa sugerindo a apreciação da beleza do jardim das casas, ou o vazo de flores no parapeito da janela do hotel. Ou sugerindo inalar-se o perfume das flores da estação.
Quando, eventualmente acontece uma vaga alusão, há por detrás alguma proposta de venda para algum produto.
Até mesmo outdoors sugerindo planos de saúde, que não oferecem cura, mas, a venda de alguma forma de assistência medica hospitalar.
Quanto à igreja de Cristo, toda a sua divulgação deveria transitar pelo principio das verdades implícitas; Se for de ordem natural, a propagação é espontânea, e daí, se subentende que propaganda sugere intenção comercial ou que alguma coisa está à venda.
Propagandas quanto à natureza de um determinado culto onde se indica o preletor, com um apelo bem elaborado para que os doentes de qualquer doença sejam trazidos, costumam ocultar pretensões, por quanto em qualquer culto onde Jesus estiver (e se o culto é pra Ele, lá Ele estará – Mt. 18:20), milagre se fazem nos seus próprios propósitos .
Nos dias de Jesus e também dos Apóstolos, tudo o que estava na ordem natural das coisas, produzia propagação espontânea.
Sem divulgação propositadamente intencional. Apenas a Auto Propagação.
-
Mt. 21:9 E as multidões, tanto as que iam adiante como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
-
Mc. 2:4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
-
Mc. 2:13 [...] toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava.
-
Lc. 21:33 a 38 E todo o povo ia ter com ele ao templo, de manhã cedo, para o ouvir.
-
At. 8:6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia,
-
At. 14:11 E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós.
Um culto na ordem natural das coisas é, em todos os seus elementos, prestado exclusivamente a Deus que, quando recebe esse culto e, de acordo com as suas misericórdias e vontade, não por pretensão, pressão ou qualquer tipo de atuação e manipulação de ministros, manifesta a sua própria glória, a qual..., Is. 42:8 Eu [sou] o Senhor; este [é] o meu nome; a minha glória pois a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. ** Is. 48:11 Por amor de mim, por amor de mim [o] farei, porque como seria profanado o [meu nome]? e a minha glória não a darei a outrem..., então vidas são libertas e por conseguinte, curadas das enfermidades, e, o fato, quando de fato, por si se propagará.
Do desejo de se postar “placas” no âmbito das coisas concernentes as funções da obra de Deus, que seja então nos parâmetros Bíblicos, e em forma de Outdoor..., Hc. 2:2 Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão, e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa, e que a mensagem aponte para os objetivos prescritos, que são Salvação versos Condenação.
Daí, pelos caminhos da vida, sugira-se fazer a obra de Deus embasado na sua palavra, esperando sempre na sua misericórdia, deixando que o que for de ordem natural faça propagação de si mesmo enquanto “poste-se” preferencial e objetivamente as “placas de transito”, cuja função especifica é organizar e coibir, ou até eliminar, se possível for, riscos de acidentes e de morte.
Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
** saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador
salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.
Tg. 5:19 e 20
by: Oceano Ramos Corrêa Junior
Pastor Presidente da IEBSH