
Artigos

- Boa leitura !
Anátema
A Maldição!
Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; [...] (ANÁTEMA)
A ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.
Js. 7:1 - Leitura 2Pe. 1:1 ao 10
Da leitura do texto de 1 Sm. 22:2 Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens, é possível notar o efeito ou o resultado gerado pela obediência.
A despeito do estado decadente em que aqueles homens se encontravam quando foram ter com Davi, da leitura subsequente (1Sm. 25:13) depreende-se que a obediência à boa coordenação é positivamente geradora de qualidade, porquanto, de uma caverna, esconderijo de gente acometida de medos e problemas de toda natureza, saíram seiscentos soldados, dispostos para batalhas, trinta e sete dos quais, conforme descrito no 2 Sm. 23:39, merecendo destaque por atos de bravura.
No livro de Josué, outra vez encontramos os mesmos resultados. Pessoas para quem fora dito..., [...]: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, [...] (Js. 6:10), obedecendo às ordenanças de um líder comprometido com Deus, tendo por resultado a queda das muralhas de uma cidade altamente fortificada.
O mesmo Deus a quem serviram Davi, Josué e tantos outros, requer que os seus preceitos se estabeleçam soberanamente.
Dt. 6:16 Não tentarás o SENHOR, teu Deus, como o tentaste em Massá.
Apesar de o querer de Deus estar bem visível no texto sagrado, gente de todas as épocas sempre estão às voltas com as próprias vontades, quando para satisfação destas, sobrepõem a vontade soberana do altíssimo.
Nos dias de Josué a ordem era..., [...]a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela: [...] (Js. 6:17), a exceção de..., [...] tão-somente a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro, [...] (Js. 6:24)
ANÁTEMA definição:
Prática religiosa antiga, pelas quais pessoas ou coisas exigidas por Deus ou dedicadas a ele eram destruídas.
** No NT é sinônimo de "amaldiçoado” {NTLH 1Co 16.22; Gl 1.8-9}.
Não obstante, [...] Acã, [...] tomou do anátema [...] (Js. 7:1) desobedecendo às instruções do Senhor dadas pelo líder, e como resultado..., [...]a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. (Js. 7:1b)
OBJETIVO DO ARTIGO
Desde longa data que se nota desprezo pelo querer da soberania de Deus, quando em detrimento da palavra escrita, as gentes de todas as faixas etárias, bem como de todas as diferentes posições da hierarquia eclesiástica, e em todas as denominações cristão-religiosa, estão “subindo” pelos escombros das “muralhas” que, nalgum momento já haviam sido postas ao chão, rebuscando despojos, resgatando coisas das quais foram ditas, anátemas.
Obs. Este artigo destina-se a cristãos. O mundo lá fora... [...] jaz no Maligno. 1 Jo. 5:19
Tal qual nos dias de Josué, assim são os nossos dias, quando a satisfação pessoal se sobrepõe às ordenanças e é amplamente valorizada e aclamada pelos pregadores do evangelho do “céu na terra” por vetor de hedonismo. (Dedicação ao prazer como estilo de vida)
As mesmas “coisas” que Acã encontrou, cobiçou e tomou para si, fazem figura para as vontades contemporâneas.
Js. 7:21
-
[...] uma boa capa babilônica
1Jo. 2:15 e 16 (Jo. 15:19) - Paridade mundana
-
Duzentos siclos de prata
Lc. 8:14 (Lc. 16:13) - Riquezas e Deleites
-
Uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, [...]
1Tm. 2:9 – Tg. 3:17 - Ostentação e Hipocrisia
O Líder em desespero:
Josué poderia simplesmente aceitar a derrota contra Ai (Js. 7:4) como um fato irrelevante, considerando que “nem sempre é possível vencer todas as batalhas”, no entanto, homens comprometidos com Deus entendem que derrotas são consequências de erros cometidos os quais devem ser postos a luz e corrigidos.
Este é o mesmo Josué que em ..., Gibeom, [...], no vale de Ajalom. (Js. 10:12), veria sol e lua deterem-se até que uma vitória fosse plena, não cabendo outra alternativa, independente de número de inimigos.
Se a derrota se tornar irrelevante, logo haverá conivência e os inimigos contaminarão o clã, fazendo com que tudo e todos estejam no mesmo patamar. (PARIDADE) (Ex. 23:32 – Sl 106:34 e 39)
Js. 7:6 Então, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou em terra sobre o rosto perante
a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre a cabeça.
O líder que reconhece a vontade soberana do seu Senhor ouve a voz daquele que o alistou e não se permite acossar pela influência de meros mortais.
Apesar de, da leitura do texto de Js. 7:10 deduzir-se que Josué sucumbira, o efeito daquele gesto indica que ele apenas aguardava instruções, e que, quando vieram foram imediatamente levadas a efeito.
No texto em apresso, o grande General em chefe aponta as suas insatisfações e diz..., Israel pecou, e até transgrediram o meu concerto que lhes tinha ordenado, e até tomaram do anátema, e também furtaram, e também mentiram, e até debaixo da sua bagagem o puseram. (Js. 7:11), e deixa evidente que o pecado de um homem contaminara toda a congregação, quando requeria retratação e correção do erro.
Js. 7:12 [...] estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. - ** 13 Levanta-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Anátema [há] no meio de vós, Israel; diante dos vossos inimigos não podereis suster-vos, até que tireis o anátema do meio de vós.
Apesar de, nos dias atuais, já não existirem aquelas sentenças impostas pela lei, o mesmo Deus a quem Moisés, Josué e todos os servos do Senhor, Jeová, na antiguidade prestavam obediência e reverência, mesmo havendo dado seu unigênito por resgate da humanidade, diz na sua palavra..., Porque eu, o SENHOR, não mudo; [...] Ml. 3:6 onde se estabelece que não é porque alguém intitule uma ação por sacrifício, que isto se torne um sacrifício aceitável, já que o texto acima distingue as ofertas de Jacó e Esaú. (Ml. 1:2 e 3)
Ele [é] o SENHOR, nosso Deus; os seus juízos [estão] em toda a terra.
** Lembra-se perpetuamente do seu concerto, da palavra [que] mandou, até milhares de gerações;
Sl. 105:7 e 8
Não é porque..., [...]Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, [...] Jo. 3:16 que o homem tem o direito de chafurdar no lamaçal do pecado. Se não houver arrependimento e abandono do pecado, não sairá ileso. Certamente não será submetido às leis de Moisés, mas não escapará do juízo eterno.
Não somos obrigados
Mc. 8:34 E, chamando [a si] a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes:
Se alguém quiser vir após mim, negue-se [a si] mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Jesus está dizendo que qualquer que queira segui-lo, pode. A única condição é a abnegação.
Muitos há que atribuem condição de “cruz” aos problemas da vida. Aos problemas existenciais, jesus os chamou de... [...] aflições[...] Jo. 16:33, e disse ainda... [...] [cada] dia o seu mal. Mt. 6:34
A cruz aqui descrita, é uma referência às dificuldades da abnegação. Trata-se de uma condição que o texto em apresso infere como substituta para a antiga bagagem, de peso bastante para subjugar aquele que a carrega. Um estado que submete o portador à vergonha, em um mundo onde as gentes são medidas por aquilo que aparentam, a despeito da hipocrisia implícita, esta que faz com que um queira ser maior do que o outro, independentemente do nível de incompetência de cada indivíduo.
Jesus deixou claro que, qualquer que quiser segui-lo, e por livre decisão trocar o fardo da hipocrisia pela cruz, que não é a cruz de Cristo mas sim uma cruz pessoal, particular e intransferível (Mc. 8:34), e, outra vez, por livre vontade tomar sobre si o jugo de Jesus (Mt. 11:29), uma referência à sujeição à sua liderança, este encontrará descanso para a alma.
Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra.
Is. 1:19
Deixe o ímpio o seu caminho, [...] torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Is. 55:7
by: Oceano Ramos Corrêa Junior
Pastor Presidente da IEBSH